Uma carcaça de baleia foi encontrada em estado avançado de decomposição na areia da praia do Suarão, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. O animal estava próximo ao mar e, para fazer a remoção, foi necessário um caminhão e um retroescavadeira.
A Prefeitura de Itanhaém informou que, na última sexta-feira (13), as equipes da Secretaria de Serviços e Urbanização do município realizaram a retirada de uma carcaça da baleia na praia. O Instituto Biopesca realizou o acompanhamento da ação e o animal morto foi destinado a um local adequado.
O Instituto Biopesca informou que recolheu amostras biológicas da baleia, que estava em avançado estado de decomposição. Depois da coleta de amostras, o órgão esclareceu que, provavelmente, trata-se da mesma carcaça avistada boiando na Boca da Barra do Rio Itanhaém.
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.
Fonte: G1