Uma baleia-jubarte encalhou em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (10). Segundo apurado pela reportagem, a suspeita é que o animal seja o mesmo flagrado dias antes no canal de navegação do porto santista. Imagem mostra a baleia, já sem vida, na beira do mar.
O mamífero encalhou na praia do bairro Aparecida e chamou atenção de quem passava pela região. Os órgãos competentes foram acionados ao local e, durante exames, a equipe do Instituto Gremar constatou que a baleia é um macho filhote ou juvenil de, aproximadamente, sete metros.
A Prefeitura de Santos informou que o Gremar foi acionado por volta das 6h30 para realizar a necrópsia na própria faixa de areia. “Na sequência, a Secretaria de Subprefeituras Regionais (Sepref) fará a retirada da carcaça”.
Conforme apurado pela reportagem, o animal já estava morto quando encalhou na praia. A equipe do Instituto Gremar, composta por biólogos, veterinários e técnicos, realiza o exame de necropsia coletando amostras que serão analisadas no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá (SP). O objetivo é detectar as causas da morte do animal.
As características do animal são as mesmas da baleia que foi flagrada perdida no canal de navegação do Porto de Santos, mas ainda não há confirmação deste fato. “O Instituto Gremar informa que, embora não seja possível afirmar categoricamente, pelas características identificadas até o momento, é possível se tratar do mesmo indivíduo”, esclareceu, em nota.
Fonte: G1