Uma baleia, em estado avançado de decomposição, encalhou na faixa de areia de uma praia em Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pela reportagem, o animal de aproximadamente 11 metros estava com um petrecho de pesca enroscado na mandíbula.
De acordo com o Instituto Gremar, uma equipe foi acionada na terça-feira (28) para a ocorrência na Praia do Canto do Indaiá e constatou que se tratava de um macho adulto. No entanto, a espécie não foi confirmada devido ao estágio de decomposição.
Durante o exame de necropsia, os profissionais perceberam que o animal estava abaixo do peso, apresentava um petrecho de pesca enroscado na mandíbula e tinha marcas de predação por animais carniceiros.
A equipe do Gremar coletou amostras para análise em laboratório no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá. No local, será possível investigar com maior precisão a causa da morte e a espécie.
Em nota, a Prefeitura de Bertioga informou que o Instituto Gremar solicitou apoio da Secretaria de Meio Ambiente para o atendimento ao caso. “A secretaria informa que o instituto esteve o dia inteiro no local realizando a necropsia no animal”. A carcaça da baleia foi removida da praia pela limpeza pública, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Bertioga.
Fonte: G1