A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto básico das obras do Sistema Viário Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá (SP), com um investimento de R$ 3,66 milhões, a ser custeado pela própria APS.
O trabalho ficará a cargo do Consórcio ECR/Consenge – Perimetral, que desenvolverá o projeto conceitual da Avenida Perimetral da Margem Esquerda. O plano inclui a construção de sete quilômetros de vias e dois quilômetros de novos viadutos (veja abaixo).
A conclusão do projeto está prevista para ocorrer em 16 meses após a emissão da ordem de serviço. A informação foi divulgada na terça-feira (1º) no Diário Oficial da União.
Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a obra está incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
- Viaduto de transposição à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que interligará os terminais portuários à SP-55, sentido São Paulo, eliminando o tráfego pesado das vias urbanas de Vicente de Carvalho,
- Viaduto na Avenida Santos Dumont, sobrepondo-se à Avenida Perimetral,
- Viaduto de acesso ao bairro Conceiçãozinha

O projeto
O plano para a Avenida Perimetral visa separar o tráfego de veículos pesados do trânsito urbano. Atualmente, os veículos que se dirigem aos terminais de Guarujá utilizam a Rua Idalino Piñez, conhecida como Rua do Adubo, de onde acessam a Avenida Perimetral e seu viaduto na Praça Yara Santini.
Com as novas obras, os motoristas poderão acessar os terminais diretamente pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Assim, o tráfego de veículos pesados será direcionado pela avenida perimetral, enquanto a Avenida Santos Dumont ficará reservada para o tráfego urbano.
A APS planeja adequações nas Avenidas Santos Dumont e Perimetral, incluindo a construção de novas calçadas e ciclovias, além da implementação de dispositivos de conexão viária e melhorias na drenagem, elétrica e sinalização rodoviária.
Pomini destacou a importância da avenida perimetral, afirmando que “a execução da obra é essencial para as conexões com os terminais e o túnel Santos-Guarujá, tendo um papel decisivo na expansão do Porto na margem esquerda.”
Fonte: G1