Uma curta animação da Nasa viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira ao mostrar os impactos do aquecimento global nos níveis dos mares nas últimas três décadas. O trabalho, feito pelo Estúdio de Visualização Científica da agência espacial americana, usou como base dados coletados entre 1993 e 2022 por satélites.
Veja abaixo o vídeo, que mostra, em 30 segundos, o nível do mar subir cerca de dez centímetros por conta das mudanças climáticas:
Sea Level Through a Porthole
— Ken Davis (@kendavis2) June 20, 2023
Visual metaphor of looking out the porthole of a boat and watching years of sea level rise transpire.
1993-2022 Sea Level
?1/2
?NASA SVShttps://t.co/a3ji3VTedf pic.twitter.com/A1lb6ZhTvY
O vídeo, divulgado pela Nasa em meados de junho, simula a visão de uma escotilha semissubmersa. De acordo com a agência espacial americana, as marcações da régua na imagem são exatas em relação as medições no mundo real quando exibidas em uma tela 4K de 85 polegadas.
“À medida que o planeta aquece e o gelo polar derrete, o nível médio global do mar aumenta. Embora as alturas exatas do oceano variem devido à geografia local, ao clima ao longo do tempo e a interações dinâmicas de fluidos com a gravidade e a rotação do planeta, os cientistas observam as tendências do nível do mar comparando as medições com uma referência média espacial e temporal de 20 anos”, diz a Nasa na descrição do vídeo.
Segundo os especialistas do painel sobre mudanças climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês), o nível do mar aumentou entre 15 e 25 centímetros entre 1900 e 2018. E um aumento de 43 centímetros é esperado para 2100, caso o planeta experimente uma elevação de 2°C de temperatura em comparação com a era pré-industrial. Além disso, a elevação poderia chegar a 84 centímetros se o planeta aquecer 3°C ou 4°C até o fim do século.
Fonte: G1