Baleia jubarte de 11 metros é encontrada morta na praia de Riviera de São Lourenço

Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) macho, com aproximadamente 11 metros de comprimento, foi encontrada morta nesta quinta-feira (2) na praia de Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Uma lesão causada por um petrecho de pesca pode ter sido a causa da morte.

Baleia jubarte de 11 metros é encontrada morta e encalhada em praia no litoral de SP — Foto: Ana Marina Fernandes/Divulgação Instituto Gremar
Baleia jubarte de 11 metros é encontrada morta e encalhada em praia no litoral de SP (Foto: Ana Marina Fernandes / Divulgação Instituto Gremar )

De acordo com o Instituto Gremar, uma equipe foi acionada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Biólogos e técnicos foram até o local, onde a baleia foi avistada. Ela estava no mar e foi levada até a faixa de areia. Na praia, as equipes realizaram o exame da necropsia.

O Instituto afirmou que a equipe encontrou uma marca evidente de lesão causada por petrecho de pesca no corpo da baleia, o que pode ter sido a causa da morte.

Biólogos e técnicos de campo do Instituto Gremar realizaram o exame de necropsia — Foto: Ana Marina Fernandes/Divulgação Instituto Gremar
Biólogos e técnicos de campo do Instituto Gremar realizaram o exame de necropsia (Foto: Ana Marina Fernandes / Divulgação Instituto Gremar)

A dona de casa, Clácia Dias de Sousa Silva, de 45 anos, levou os três filhos, de 3, 5 e 9 anos, para ver a baleia na praia. “Meu filho mais velho 9 anos adora aprender sobre animais. Não poderia perder esta oportunidade. Ele ficou impressionado!”

O Gremar ainda informou que para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones: 0800 642 3341 ou (13) 99711-4120.

O Instituto Gremar foi acionado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos — Foto: Ana Marina Fernandes/Divulgação Instituto Gremar
O Instituto Gremar foi acionado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (Foto: Ana Marina Fernandes/Divulgação Instituto Gremar)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas